YEYS - Press Release - School visit in Portugal

Eleições europeias de 2019: alunos do Colégio Minerva, no Barreiro, participam no evento «A tua Europa, a tua voz»

 

No dia 11 de Fevereiro, às 14h30, o Colégio Minerva, no Barreiro, acolherá Gonçalo Lobo Xavier, membro do Comité Económico e Social Europeu, para preparar a reunião plenária dos jovens «”A tua Europa, a tua voz” faz dez anos: vota pelo futuro!» (#YEYSturns10: Vote for the future!), que se realizará em Bruxelas, nos dias 21 e 22 de Março.

O Colégio Minerva, no Barreiro, é uma das trinta e três escolas de toda a Europa que virão a Bruxelas em Março deste ano para debater as suas opiniões, esperanças e expectativas acerca das próximas eleições europeias. Do debate resultarão três propostas de ação, dirigidas ao Parlamento Europeu, com as principais prioridades dos jovens. O Comité Económico e Social Europeu (CESE) fará chegar estas propostas aos legisladores.

Gonçalo Lobo Xavier trabalhará com um grupo de alunos com idades entre os 16 e os 18 anos tendo em vista a reunião de Março, em Bruxelas, durante a qual os jovens trocarão ideias sobre as eleições europeias de 2019 e apresentarão respostas a questões concretas fundamentais:

  • O que se deve fazer para aumentar a participação nas eleições para o Parlamento Europeu?
  • Como podemos reforçar a democracia representativa no futuro?
  • Como se pode intervir na vida política para lá das eleições europeias e que modo de intervenção escolheriam?

Na reunião plenária do evento «A tua Europa, a tua voz», os jovens aprovarão três propostas dirigidas ao Parlamento Europeu, que é convidado a tê-las em conta na sua campanha para as eleições europeias.

Contexto:

As 33 escolas participantes foram selecionadas através de um sistema de sorteio eletrónico. A iniciativa conta com a participação de uma escola de cada um dos 28 Estados-Membros da UE e dos cinco países candidatos à adesão (Albânia, antiga República jugoslava da Macedónia, Montenegro, Sérvia e Turquia). A edição do seu 10.º aniversário registou 1038 candidaturas, um número recorde.

«A tua Europa, a tua voz» é um evento organizado pelo Comité Económico e Social Europeu, a voz da sociedade civil a nível europeu, e constitui a iniciativa emblemática do Comité destinada aos jovens.

Através dela, o CESE procura assegurar que as opiniões, as experiências e as ideias da geração mais jovem são integradas na elaboração das políticas da UE.

Para mais informações sobre a edição de 2019 do evento «A tua Europa, a tua voz», pode consultar a página oficial do evento e assistir ao vídeo do ano passado.

Work organisation

Downloads

YEYS - Press Release - School visit in Portugal