Press release - School visit in Portugal

Qual o lugar da cultura na Europa do futuro?

Adolescentes do Porto preparam-se para responder em Bruxelas

No dia 23 de Fevereiro, entre as 10:30 e as 12:30, o Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, do Porto, acolherá Mário Soares, membro do Comité Económico e Social Europeu, para preparar o evento «A tua Europa, a tua voz», a reunião plenária dos jovens que se realizará em Bruxelas, nos dias 15 e 16 de Março de 2018.

Alunos de trinta e três escolas de toda a Europa – vinte e oito Estados‑Membros e cinco países candidatos à adesão – virão a Bruxelas para transmitir às instituições europeias a sua perspetiva sobre o papel que a cultura deve desempenhar no futuro da Europa. Trocarão ideias sobre o tema, debaterão e escolherão mediante votação três propostas que as instituições europeias terão em conta na elaboração das políticas da UE.

Mário Soares trabalhará com os alunos, antes da reunião de Março, a fim de preparar as respostas a algumas das principais questões sobre o futuro da cultura europeia:

  • O que é a cultura europeia? Será apenas a soma das diferentes tradições de cada país, ou há valores comuns que nos tornam todos europeus?
  • Qual é o papel da cultura e dos intercâmbios culturais na vida dos estudantes?
  • O que pode a União Europeia fazer para promover a cultura (cinema, música, dança, literatura, teatro, etc.) e proteger melhor os locais classificados como património cultural?
  • Que papel poderá desempenhar a cultura no renascimento económico das regiões e dos municípios da Europa?
  • Como pode este renascimento proporcionar novas oportunidades de emprego aos jovens?

«A tua Europa, a tua voz» é um evento organizado pelo Comité Económico e Social Europeu (CESE), a voz da sociedade civil a nível europeu, e constitui a iniciativa emblemática deste Comité destinada aos jovens. Através desta iniciativa, o CESE procura assegurar que as opiniões, as experiências e as ideias da geração mais jovem sejam tidas em conta na elaboração das políticas da UE.

Mário Soares, membro do CESE desde 2000, pertence ao Grupo dos Trabalhadores.

Para mais informações sobre a edição de 2018 do evento «A tua Europa, a tua voz» consultar a página oficial do evento e o vídeo do ano passado.

Downloads

Press release - School visit in Portugal